Cápsulas de cafeína
O projeto U2SCoffee apresenta um custo total elegível de 773.151,50€ e financiamento da EU de 524.635,71€, foca-se na valorização do resíduo de pele de prata, o principal subproduto da indústria da torrefação do café. Por sua vez, estudos recentes demonstram o potencial da pele de prata como fonte de compostos bioativos com efeito benéfico para a saúde, entre os quais a cafeína.
Neste projeto pretende-se desenvolver novos produtos, em doses unitárias com teores de cafeína controlados, para preparação de café expresso enriquecido em cafeína, e outros compostos bioativos (antioxidantes, minerais, aminoácidos), visando responder a necessidades específicas do mercado. Os produtos a desenvolver pretendem ser uma alternativa saudável a bebidas energéticas disponíveis no mercado.
Assim, o novo produto será conseguido através de um processo de extração para obtenção desses compostos de origem natural, reaproveitando e valorizando um resíduo, integrando-se assim os princípios da economia circular. O processo a desenvolver visa obter de uma forma eficaz, rápida e ambientalmente limpa, extratos de pele de prata, recorrendo à tecnologia de ultrassons usando somente água como elemento extrator (contrariamente aos métodos convencionais que usam solventes orgânicos).
Os objetivos principais do projeto são:
- Desenvolvimento de uma cápsula para a obtenção de uma bebida semelhante ao café expresso tendo como perspetiva inovadora o teor aumentado de cafeína (a um nível rigoroso e seguro), recorrendo unicamente a produtos oriundos única e exclusivamente da semente do café;
- Valorização e o aproveitamento do resíduo obtido durante a torrefação do café reduzindo as quantidades descartadas para o ambiente.
Consórcio
- BICAFÉ – Torrefacção e Comércio de Café, Lda. (Promotor Líder);Universidade do Porto (Copromotor);
- ICETA – Instituto de Ciências, Tecnologias e Agroambiente da Universidade do Porto (Copromotor);
- INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (Copromotor);
- CVR – Centro para a Valorização de Resíduos (Copromotor).