Consórcio português em missão a Marte
Ao unir cortiça, inovação e engenharia, o consórcio composto pela Amorim Cork Composites, Critical Materials, PIEP – Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros e o ISQ desenvolveu para a Agência Espacial Europeia (ESA) uma cápsula de reentrada atmosférica (ERC) para recolha de amostras do solo em Marte.
O desafio juntou a conceção e a produção de uma cápsula de reentrada atmosférica com as caraterísticas termomecânicas otimizadas a uma reentrada atmosférica passiva que dispensa o auxílio paraquedas ou outros sistemas auxiliares de atenuação de forças de impacto na fase de contacto com a superfície terreste, capaz de assegurar a integridade estrutural de reservatório, que conterá as amostras de solo do planeta Marte.
Trata-se de uma solução inovadora que, pela integração inédita de diferentes materiais na cápsula e com uma configuração geométrica original, é capaz de responder integralmente às especificações definidas pela ESA para o programa de exploração ao Planeta Marte.
O Projeto cTPS – Crushable TPS – Inovadora cápsula de reentrada atmosférica integra programa de exploração da Marte da Agência Espacial europeia.